REGULAMENTO

QUATTRO PROJETOS E SERVIÇOS LTDA, pessoa jurídica, estabelecida a Av. Ipiranga 7464, sala 508, Porto Alegre - RS, inscrita no CNPJ sob o número 11.658.211/0001-32, como promotora, vem organizar o 1º CONCURSO REINVENTE.


  1. Do Objeto
    1. Este concurso visa oportunizar a estudantes, profissionais e demais interessados, a possibilidade de apresentarem projetos que demonstrem soluções para todos os elos da cadeia de valor do varejo de moda, dentro do conceito de sustentabilidade e economia circular ligadas a moda.
    2. O concurso tem abrangência nacional e está dividido em quatro categorias: Matéria – Prima, Produção, Varejo e Pós-Consumo.
    3. Será selecionado apenas um projeto vencedor em cada categoria, sendo que cada um receberá um prêmio no valor de R$25.000,00 (vinte e cinco mil reais).
    4. Os vencedores, assim como os 2º e 3º colocados em cada categoria, terão seus projetos divulgados em um livro sobre ARTE, MODA E SUSTENTABILIDADE.
    5. O concurso tem caráter cultural, pois irá gerar conteúdo para a edição de um livro e a realização de uma exposição aberta ao público, produtos notoriamente culturais que contam com o apoio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.
  2. Das Categorias do Concurso
    1. Os projetos deverão propor soluções com base nos conceitos de sustentabilidade e economia circular.
    2. Abaixo, seguem as categorias do 1º CONCURSO REINVENTE e os tipos de projetos que serão considerados em cada uma delas:
      1. MATÉRIA PRIMA: serão considerados projetos que tragam soluções de matérias-primas inovadoras e/ou processos para obtenção de matérias-primas, para o segmento de moda (têxtil, calçados, acessórios).
      2. PRODUÇÃO: serão considerados projetos que tragam soluções para o processo de criação e/ou produção no segmento de moda (têxtil, calçados, acessórios). Exemplos: Design, Confecção, Lavanderia, Tingimento, Estamparia.
      3. VAREJO: serão considerados projetos que tragam soluções voltadas para o ambiente construído de loja e/ou operação logística.
      4. PÓS-CONSUMO: serão considerados projetos que tragam soluções de fechamento de ciclo para qualquer produto ou subproduto das etapas anteriores. Exemplos: roupas, mobiliários, resíduos de obras, resíduos têxteis, resíduos de operação, efluentes.
  3. Das Inscrições
    1. As inscrições serão realizadas somente através do site www.concursoreinvente.com.br, de 16 de abril a 15 de julho de 2018. Não serão aceitas inscrições de projetos enviados por e-mail, correio, ou qualquer outro meio que não o canal oficial do Concurso.
    2. As inscrições para o 1º Concurso Reinvente, poderão ser efetuadas entre às 08 horas do dia 16 de abril de 2018 e às 23 horas e 59 minutos do dia 15 de julho 2018. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.
    3. Poderão se inscrever no 1º CONCURSO REINVENTE estudantes de cursos técnicos ou universitários, de instituições públicas ou privadas, bem como profissionais e demais pessoas, em qualquer área de atuação, que tenham experiência e/ou interesse no tema, locadas em território nacional.
    4. Os interessados deverão preencher a Ficha de Inscrição disponível no site www.concursoreinvente.com.br e enviar seus projetos conforme o formato indicado. Cada participante ou grupo (de até 3 (três) pessoas) poderá inscrever apenas dois projetos em cada categoria do concurso. Caso o projeto contemple práticas em mais de uma categoria, ele deverá ser cadastrado naquela mais representativa em termos de impacto e inovação.
    5. Os autores e projetos inscritos deverão atender a todas as determinações estabelecidas neste Regulamento, quanto a identificação dos participantes, os prazos determinados, formatos e materiais solicitados. O não atendimento a essas determinações poderá acarretar a desclassificação do projeto inscrito, a critério exclusivo da promotora.
    6. Não poderão se inscrever no concurso:
      1. Membros do Comitê Curador
      2. Membros da Comissão de Jurados Especialistas
      3. Funcionários dos patrocinadores, da Paim Comunicação e da Quattro Projetos.
  4. Dos Critérios de avaliação e seleção dos projetos
    1. O processo de avaliação e seleção dos projetos vencedores acontecerá por etapas e seguirá critérios previamente estipulados, conforme descrição a seguir:
      1. Etapa 1 – Validação Cadastral.
        1. Serão analisadas as informações constantes na Ficha de Inscrição dos participantes, bem como a adequação dos projetos às exigências contidas no Regulamento. Os projetos que cumprirem essas condições passarão para a próxima etapa.
      2. Etapa 2 – Avaliação dos Projetos.
        1. Os projetos validados na Etapa 1 serão submetidos à avaliação por um Comitê Curador, conforme os seguintes critérios:
          1. Foco da categoria e no tema proposto;
          2. Multidisciplinaridade;
          3. Colaboração;
          4. Abrangência do projeto em relação às demais categorias do concurso;
          5. Impactos socioambientais;
          6. Viabilidade técnica e financeira de implantação;
          7. Implantação do conceito de economia circular.
        2. Cada projeto receberá uma pontuação conforme os critérios dispostos no item 4.1.2.1 e será ranqueado, por categoria. Serão selecionados até 10 projetos em cada uma das quatro categorias, totalizando até 40 projetos, que serão submetidos à Etapa 3.
      3. Etapa 3 – Validação e Seleção dos Projetos Vencedores.
        1. Após avaliação, os projetos serão submetidos à análise de uma Comissão de Jurados Especialistas, que validará as pontuações de cada projeto, em cada categoria, de acordo com os critérios dispostos no item 4.1.2.1. A partir do ranking de projetos validado por esta Comissão, serão apontados os ganhadores.
        2. Em cada categoria, o projeto com melhor pontuação, ou seja, o primeiro lugar no ranking, será o projeto vencedor. Os segundos e terceiros colocados receberão como menção honrosa a publicação de seu trabalho no livro sobre ARTE, MODA E SUSTENTABILIDADE.
        3. Em caso de empate entre projetos concorrentes na mesma categoria, caberá à Comissão de Jurados Especialistas o desempate. A decisão da Comissão será soberana, não cabendo impugnação ou recursos, por quaisquer vias.
        4. Casos não previstos no Regulamento serão resolvidos pela promotora do concurso, sem possibilidade de contestação.
  5. Da Premiação
    1. Haverá apenas 01 (um) projeto vencedor por categoria, escolhido a partir do processo de avaliação e seleção previamente apresentado.
    2. O projeto vencedor de cada categoria receberá um troféu, um certificado de participação e um prêmio no valor de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) através de um Cartão de Crédito Pré-Pago do Banco do Brasil.
      1. Em caso de projetos inscritos por grupo (de até três pessoas), o prêmio será dividido de maneira igualitária entre os seus componentes.
    3. Além disso, o projeto vencedor deverá ser apresentado em evento em local a ser definido. Neste evento haverá o lançamento do livro. As despesas de passagem, hospedagem, deslocamento e alimentação serão pagas pela promotora.
    4. Os 2ºs e 3ºs colocados em cada categoria receberão um certificado de participação e um troféu, além de terem seus projetos divulgados no livro ARTE, MODA E SUSTENTABILIDADE.
    5. Os trabalhos premiados em 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria, serão exibidos em uma exposição aberta à visitação do público, com a identificação dos autores, em local a ser definido. Eles poderão ser exibidos também em outros eventos, a qualquer tempo, a critério da promotora.
  6. Dos critérios de Desclassificação
    1. Serão eliminados e desclassificados do concurso: projetos em que seja constatado qualquer tipo de fraude, comprovada pelo Comitê Curadora.
  7. Das Disposições gerais
    1. A inscrição e a participação neste concurso importarão na concordância e aceitação, pelo participante, de todas as cláusulas e condições do presente Regulamento.
    2. O envio, pelo autor, da ficha de inscrição implicará na aceitação plena e expressa das condições aqui estabelecidas.
    3. Os casos omissos serão resolvidos pela promotora do Concurso.
    4. Este concurso tem caráter cultural e artístico, em conformidade com a Lei 5.768/71 e a portaria 422 de julho/2013, gerando conteúdo para a produção de um livro e de uma exposição.
    5. O projeto inscrito deverá ser de autoria exclusiva do (s) inscrito (s) como autor (es), não podendo ser cópia ou adaptação de outros trabalhos já existentes e divulgados, sendo de inteira responsabilidade de quem o inscrever quaisquer consequências da não observação deste requisito.
    6. O (s) participante (s) assumem, desde já, total e exclusiva responsabilidade a respeito de toda e qualquer eventual reivindicação de terceiros, que se sentirem prejudicados pela cessão de direitos do autor, na medida em que foram cedidos de forma livre e desembaraçada de todos e quaisquer ônus ou restrição, respondendo judicialmente caso necessário.
    7. As autorizações/cessões citadas anteriormente não implicam em qualquer obrigação de divulgação ou pagamento de qualquer quantia por parte da promotora, salvo as expressamente mencionadas. A promotora e a patrocinadora não deterão direitos autorais sobre nenhuma ideia vencedora, nem obrigação de implementação.
    8. A participação neste concurso é voluntária e gratuita, não estando condicionada, em hipótese alguma, à sorte, ao pagamento de preço e/ou à compra de produtos ou uso de qualquer bem, direito ou serviço pelo participante, de acordo com o artigo 3º, inciso II, da Lei 5768/71 e com o artigo 30, do Decreto 70951/72.
    9. O foro para dirimir questões relativas ao presente evento será o de Porto Alegre/RS, com exclusão de qualquer outro.

Porto Alegre, 16 de abril de 2018.